sexta-feira, 12 de abril de 2013


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO TERÁ SESSÃO ESPECIAL PARA DISCUTIR PETRÓLEO NA COSTA DO PARÁ.





A exploração de petróleo no Pará, na região de Salinas, e na Comunidade Tabocal, em Santarém, foram alvo de um requerimento do deputado Raimundo Santos para que se discuta a real presença de hidrocarbonatos naturais (petróleo, gás natural etc.) nessas regiões e de que maneira o Pará poderá se beneficiar com o início das atividades exploratórias comerciais efetivas.




De olho nas descobertas por estudos geológicos da presença de petróleo e gás no litoral de Salinas, em 2011 um ato público realizado no Ginásio Poliesportivo de Salinas marcou a doação de 43 hectares pelo então prefeito de Salinópolis, Vagner Curi, para construção do Polo Universitário de Ciência e Tecnologia da UFPA, que ofertaria cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, e de Engenharia Oceânica, além de um curso técnico profissionalizante de Pesca, na região.
Já em Santarém, na Comunidade de Tabocal, um campo experimental de pesquisa sobre petróleo e gás natural está sendo montado a poucos metros da rodovia. Moradores da região já vivem o sonho da descoberta de petróleo no Planalto Santareno, já que as pesquisas também se estendem a outros municípios, como Mojuí dos Campos e Belterra. A empresa mineira Georadar Levantamentos Geofísicos, detentora da licença ambiental desde fevereiro de 2012 para o empreendimento, conseguiu empréstimo no valor de R$ 143 milhões junto ao BNDES para viabilizar o projeto de pesquisa em Santarém, que deve mobilizar cerca de 500 profissionais.
A sessão especial, visa esclarecer, através dos órgãos competentes, a exploração do petróleo em Salinas e Santarém, bem como todo cenário exploratório petrolífero no estado do Pará.




Fonte: Jornal O Liberal e blog deputado Raimundo Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários