quinta-feira, 18 de abril de 2013

BANCADA APRESENTA PEDIDO A INCLUSÃO DE GEOLOGIA NA FUTURA UNIVERSIDADE FEDERAL EM SALINÓPOLIS.








Foi aprovado na sessão de hoje (18/04/2013), uma preposição dos Vereadores, Marcelo Botelho (PP), Rocha Netto (PT), Anderson Sá (PR), Rodrigo Curi (PDT), Wemerson Santos (PDT) e David Santos (PR), em que solicitam ao reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, a viabilidade de estudos no sentido de   implantar o curso de Geologia no futuro Campus de Salinópolis(Pa).

A Universidade Federal do Pará terá seu inicio das obras até final do segundo semestre deste ano, sua conclusão esta sendo provisoriamente acertada para o ano que vem ou 2016. Estão certos os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Petróleo, Produção de Petróleo, Engenharia Costeira e Oceânica, licenciaturas, bem com curso profissionalizante na área de pesca. O profissional de geologia é bastante disputado no mercado de trabalho brasileiro e internacional. Empresas de mineração, petrolíferas, de sondagens de solo e construção são as que mais necessitam dos profissionais.




Com a implantação do Curso de Geologia em Salinópolis, os vereadores afirmam que despertará grandes interesses em jovens de várias cidades, inclusive do próprio município,  devido a área de geologia ter uma grande oportunidade de sucesso profissional. Sua implantação aquecerá também a economia da cidade, visto que, aumentará o leque de novos estudantes e famílias alugando casas e fazendo suas despesas no comércio local.A proposição foi aprovada na sessão de hoje e seguirá ao conhecimento do reitor até semana quem vem.

Leia na integra o pedido indicativo:

"REQUERIMENTO  INDICATIVO Nº 012 /2013.


Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Salinópolis


Estes vereadores requerem, na forma regimental, depois de ouvido e aprovado por esse doutor plenário, na forma do art. 38 do Regimento Interno, solicite ao Reitor da Universidade Federal do Pará, Professor Doutor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, sito na Universidade Federal do Pará, Prédio da Reitoria – 3º andar, sito na Rua Augusto Corrêa, nº 01, bairro do Guamá, CEP: 66.075-100, na cidade de Belém/Pará, o presente INDICATIVO:

- ESTUDAR A POSSIBILITADE NA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE GEOLOGIA, DENTRO DA GRADE DE ENSINO, COM A IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM SALINÓPOLIS, ESTADO DO PARÁ.

  

J U S T I F I C A T I VA:

 Foi com grande satisfação que recebemos a confirmação, através da presença nesta Casa de Leis, no dia 21 de Março do corrente ano, dos senhores, Professor Carlos Dias- professor de Geofísica aposentado da Universidade de Macaé, no Rio de Janeiro, e João Felício Abrahão- médico e proprietário de várias terras e Loteamentos na cidade. De que enfim, a batalha por um espaço urbano para as futuras instalações do Campus da Universidade Federal do Pará, chegará ao fim. O senhor João Felício Abrahão irá doar gratuitamente uma área de 30 hectares, localizada na Ilha do Atalaia, a construção e implantação do Campus.
Felicidade maior foi a informação de que já existem alocado 65 milhões, entre verbas do Ministério da Educação, Governo do Estado e Petrobrás, destinado as obras. E, que virá de principio, os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Petróleo, Produção de Petróleo, Engenharia Costeira e Oceânica, licenciaturas, bem com  curso profissionalizante na área de pesca.
Somos sabedores, nobre Presidente e demais pares, de como nossa população almejava tal concretização. Um sonho que vira uma realidade aos pais e mães das famílias que lutam por melhores condições na educação de seus filhos. Em uma cidade Turística como Salinópolis, a vinda desta Universidade, trás esperança ao desenvolvimento sócio – econômico da região do salgado.

Neste contexto, Nobre Presidente e demais pares, é que solicito ao digno Professor Reitor Carlos Maneschy, que estude,  junto com o nobre Professor Carlos Dias, da possibilidade em acrescentar a instalação do curso de Geologia, dentro da grade da futura Universidade. Sabedores que somos, nobres pares, de como esta disciplina vem atraindo muitos jovens que vislumbram uma gama em oportunidades de trabalho no atual mercado brasileiro e internacional. Áreas como mineração, petróleo, edificações e pesquisas avançadas, estão crescendo assustadoramente ao redor do mundo, fazendo do futuro geólogo já sair empregado nos últimos anos de aprendizado. A implantação do curso, junto com a instalação da Universidade Federal do Pará em Salinópolis, trará deveros pontos positivos ao município.  Sem falar que em nossa área costeira sempre foi palco de várias pesquisas de alunos e profissionais de geologia, e tema inclusive de Teses defendidas em Conclusões de cursos e mestrados.

 Neste sentido, com fulcro no art. 117, inciso VII c/c art. 144 do Regimento Interno. Em CARÁTER DE URGÊNCIA , conforme estabelece o art.127, de nosso Regimento Interno, vem propor a presente requerimento indicativo.

Nesses termos, nobre Presidente e demais pares, estou convicto que serão pela aprovação do presente requerimento.


 PALÁCIO MANOEL PEDRO DE CASTRO, 21 de março de 2013."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários